"Os Pássaros" (1963)
(The Birds) De Alfred Hitchcock, Com Tippi Hedren, Jessica Tandy, Rod Taylor, Suzanne Pleshette, Veronica Cartwright, EUA - Suspense - Cor - Paramount - 1963.
O mestre do suspense Alfred Hitchcock que no inicio dos anos 60 ocupava sua merecida posição entre os melhores diretores de Hollywood, lançando ótimos filmes ano após anos, tornara seu nome um verdadeiro sinônimo de sucesso, qualidade e perfeição.
Em 1963, recém saído do estrondoso sucesso de Psicose, o diretor se via diante de um grande problema; não tinha a mínima idéia de qual seria seu próximo filme. Ao perceber que um estranho conto de Daphne Du Maurier (Que Hitch tinha obtido os direitos para filmá-lo em sua série de TV) tinha potencial para se tornar um longa metragem, o mestre reúne sua fiel equipe e passa a adaptar aquele que viria a se tornar mais uma de suas obras primas: Os Pássaros. Após conhecer ocasionalmente Mitch Brenner (Taylor) em um Pet Shop de São Francisco, a socialite Melanie Daniels (Heddren) decide fazer-lhe uma surpresa visitando-o em sua pequena cidade litorânea; Bodega Bay. Ao chegar ao local Melanie juntamente com os demais habitantes da cidade passam a vivenciar momentos de terror ao serem atacados ferozmente sem nenhuma explicação lógica, por pássaros de todos os tamanhos e espécies. Considerado por muitos o filme mais assustador do diretor, Os Pássaros na verdade divide opiniões com alguns o criticando veemente por não possuir “um fim”, enquanto outros atribuem a intencional ausência da trilha sonora como uma grande falha (ainda mais levando em consideração o enorme potencial de Bernard Herrmann que atuou na produção apenas como consultor de som). Visto hoje o filme continua tenso, envolvente e impactante. Sem dúvidas o último grande filme de Hitchcock. Indiscutivelmente um grande clássico do cinema, obrigatório em qualquer coleção.